O Banco Central está investindo cada vez mais na modernização do Pix, que, desde o seu lançamento, lá em 2020, tornou-se o método de pagamento preferido dos brasileiros. Uma das novidades, que será lançada em junho, é o Pix Automático (que é basicamente a “versão Pix” do débito automático).
Com o Pix Automático, você já deixa agendado o pagamento do Pix mensalmente, pagando suas contas de energia, telefone, academia, etc, de forma automática, evitando esquecimentos e atrasos. Segundo o Banco Central, o serviço será gratuito para quem está fazendo o Pix, mas empresas que receberem o valor podem ser tarifadas.
Confira as orientações do Banco sobre como usar o Pix Automático:
- no aplicativo do seu banco, seja por meio da aceitação de uma oferta enviada por uma empresa diretamente para o aplicativo do seu banco, seja pela leitura de um QR Code, ou pela aceitação de uma oferta após o pagamento de um QR Code;
- ou no ambiente do estabelecimento, situação em que você será direcionado automaticamente para o aplicativo do seu banco para confirmar a permissão.
Quando o Pix Automático estará disponível para a população?
A primeira instituição a ter acesso à novidade foi o Banco do Brasil. Ela completou recentemente a fase de testes e, a partir desta quinta (29), todos os clientes do BB já têm acesso ao novo Pix. Outros bancos vão ter acesso à novidade a partir do dia 16 de junho.
Qual a diferença entre o Pix Automático e o Pix Agendado?
Talvez você esteja pensando qual a novidade, já que o BC tinha lançado o Pix Agendado em outubro do ano passado. De acordo com a Agência Brasil, é que, no Pix Automático, os valores e datas de pagamento são definidos pelo cobrador. Na modalidade do Pix Agendado, o pagador que digitava a chave Pix do cobrador.
“Apesar de mais usado por micro e pequenas empresas, o Pix Agendado Recorrente era suscetível a erros de digitação por parte do pagador, com divergências em relação ao tipo de cobrança da empresa”, explica a Agência.