Com as vacinas, a Covid-19 permitiu que as pessoas voltassem às suas rotinas e o mundo não precisasse mais se preocupar tanto com os índices de mortalidade. No entanto, algumas cidades ainda lidam com surtos locais, como está ocorrendo em São Gabriel da Cachoeira, localizada na região da cabeça do cachorro no Amazonas, termo para se referir ao extremo noroeste do estado, na fronteira com a Colômbia e a Venezuela.
A cidade precisou decretar o retorno das máscaras como item obrigatório em ambientes fechados, fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. A medida precisou ser efetivada após o aumento de casos da doença pelo município. Quem recomendou essa ação foi a Defensoria Pública do Amazonas, como forma de impedir que a Covid-19 continue se espalhando.
Mais informações sobre o surto de Covid-19 no Amazonas
O município de São Gabriel da Cachoeira fica a 852 km de Manaus e, somente em abril, teve quase 400 casos positivos de covid-19 de 897 suspeitos. De acordo com o órgão estatal, esse número foi aumentando desde o começo do ano, pois em março, haviam 197 casos suspeitos, com 87 positivos, enquanto em dezembro eram apenas 14 registros.
As máscaras precisaram retornar como forma de prevenção e a obrigatoriedade foi encaminhada pelo defensor público Marcelo Barbosa à Secretaria Municipal de Saúde: “A alta procura pelos testes revelam outra informação: mesmo os casos negativos para covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”.