Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a proibição de cinco suplementos que prometem ajudar a regular o sono e controlar dor. Todos os suplementos são da marca nacional Always Fit. A proibição da agência inclui produção, distribuição, venda e propaganda desses produtos. Os produtos barrados foram:
- Suplemento alimentar líquido de melatonina;
- Suplemento alimentar líquido de melatonina spray;
- Suplemento alimentar líquido de óleo de semente de abóbora;
- Suplemento alimentar líquido da marca Cúrcumais/AlwaysFit;
- Suplemento alimentar em gotas de Metil-B9B12.
Por que a Anvisa proibiu esses suplementos?
Esses produtos eram vendidos para uso sublingual (quando ele deve ser colocado em gotas embaixo da língua e deixado ali até ser absorvido). Porém, de acordo com a Anvisa, os suplementos contêm ingredientes que não são comprovadamente seguros para esse tipo de uso. Lembrando que substâncias ingeridas via uso sublingual são metabolizados de forma diferente.
De acordo com a agência, “os produtos não possuem segurança de uso da forma como estão sendo indicados” e a medida visa “mitigar o risco sanitário que a população está exposta”, repercute o VivaBem UOL.
AlwaysFit se pronunciou sobre proibição da Anvisa
Em publicação nas suas redes sociais, a empresa afirmou que não foi notificada pela Anvisa e que só soube da proibição depois da publicação no Diário Oficial da União. “O uso sublingual é reconhecido por sua eficácia de absorção em diversos estudos, essa via de administração e sua eficácia não é reconhecida pela Anvisa em suplementos no Brasil, por não fazer parte da avaliação regulatória desses produtos”, afirma trecho.
“Ressaltamos que a notificação da Anvisa se refere exclusivamente a essa menção, não havendo qualquer questionamento sobre a segurança ou composição dos produtos”, continua o comunicado. A empresa conclui afirmando que já excluiu do seu site todos os produtos com recomendações de uso sublingual, mantendo apenas os produtos com indicação de uso oral.