O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que dirigir usando o celular é uma infração gravíssima, com punição de multa de R$ 293,47 e a soma de sete pontos na carteira. Mas e no caso dos motoristas de aplicativo, que muitas vezes precisam aceitar ou negar corridas enquanto estão no volante?
Na lei, não existe nenhuma diferenciação entre o motorista comum e o motorista de aplicativo, então, não, ser motorista da Uber não significa que você está livre da proibição do celular ao volante.
Motorista de aplicativo aposta em gambiarra para mexer no celular no volante
É o caso de um motorista lá de Goiânia, Goiás, que apelou para uma gambiarra, ainda mais depois da prefeitura anunciar novas medidas contra motoristas que usam o celular dirigindo. Para escapar da câmera, um motorista foi flagrado por um passageiro usando o celular amarrado à perna, de forma a escapar da atenção das câmeras. “No registro, feito por um usuário do aplicativo, é possível ver o aparelho em pleno funcionamento, inclusive com o GPS ligado, como alternativa para fugir das multas”, conta o Portal 6.
Segundo o Portal 6, a prefeitura instalou câmeras 360º em pontos estratégicos da cidade com sensores de movimento para detectar os condutores mexendo nos celulares.
“Vamos ter 100 câmeras em pontos estratégicos da cidade, além dos radares, que também têm câmeras e fazem o monitoramento. A busca é por mais segurança, conscientização e educação. Se o motorista não tiver consciência, nós temos a secretaria para fazer esse papel de fiscalizadora e responsável pela gestão do trânsito”, afirmou o secretário da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) da cidade, Tarcísio de Abreu, ao g1.