Um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, o feijão (da famosa dupla arroz & feijão) traz vários benefícios para a saúde. Um estudo recente afirma que incorporar o alimento à sua alimentação diária pode ajudar a melhorar a saúde do seu coração e do seu metabolismo, diminuindo o risco de desenvolver doenças crônicas.
O estudo contou com 72 pessoas pré-diabéticas. Pessoas com essa condição tem um metabolismo lipídico prejudicado e inflamação crônica de baixo grau, dois fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Os participantes consumiram uma xícara por dia de grão-de-bico ou de feijão por dia durante 12 semanas. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue dos voluntários no início do estudo, seis e 12 semanas depois.
Feijão reduziu colesterol e inflamação
Como foi repercutido pela Revista Galileu, o consumo do feijão preto reduziu significativamente o colesterol e a inflamação em pessoas com pré-diabetes. Os resultados foram apresentados na NUTRITION 2025, evento anual da American Society for Nutrition.
“Nosso estudo mostrou os benefícios do consumo de feijão em adultos com pré-diabetes, mas eles são uma ótima opção para todos”, explicou Morganne Smith, autora principal do estudo. “Essas descobertas podem ser usadas para orientar diretrizes alimentares, médicos ou programas de saúde pública focados na prevenção de doenças cardíacas e diabetes.”
“Existem muitas maneiras de incorporar feijão em sua dieta regular como uma maneira econômica de apoiar a saúde geral e reduzir o risco de doenças crônicas”, destacou Smith. “Você pode misturá-los para adicionar um pouco de espessura a uma base de sopa, adicioná-los como cobertura de salada ou combiná-los com outros grãos como arroz ou quinoa.”