Os adeptos do mundo fitness e do Whey Protein sabem que o suplemento pode ser um gasto à parte no orçamento do mês. Justamente por isso, nos últimos meses começaram a viralizar nas redes sociais receitas de “Whey caseiro”. A ideia é busca uma opção mais baratinha para quem gosta do suplemento.
Mas cuidado. Especialistas alertam que é um erro chamar essas misturinhas de “Whey caseiro”. O Whey é obtido através da proteína do soro do leite, em um processo industrializado muito difícil de se reproduzir em casa. “O produto mais próximo que a gente pode obter é o soro do leite, atrás da acidificação do leite”, comentou a nutricionista Patrícia Campos Ferraz ao g1.
De acordo com Ferraz, um nome mais adequado para a mistura seria proteína em pó ou mistura proteica em pó. A nutricionista também alertou que essas misturas caseiras têm menos proteínas e tendem a ser bem mais calóricas do que o Whey.
Em entrevista ao g1, Michele Trindade, nutricionista e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), também destacou que, com uma alimentação adequada, com uma distribuição adequada de proteínas, é difícil alguém realmente precisar do Whey Protein.
Receita de “Whey caseiro”
Existe mais de uma receita pela internet, essa é uma delas:
Ingredientes
- 200g de leite em pó;
- 400g de farinha de aveia;
- 200g de cacau em pó;
- 400g de extrato de soja;
- 100g de farinha de banana verde.
Modo de preparo
É só misturar todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e mantê-la em um recipiente hermético, guardado em local seco e arejado.