Boa notícia para os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! A aposentadoria que começou a ser paga na semana passada conta com dois “bônus”: a segunda parcela do 13º salário, que foi antecipado para o primeiro semestre, e a devolução dos valores desviados no esquema de fraude.
Mas calma: ainda não são todos os valores que estão sendo devolvidos. No pagamento desse mês, o INSS devolveu apenas valores que foram desviados em abril, quando o esquema foi desmantelado pela Polícia Federal (lembrando que os descontos começaram lá em 2019).
Quando o INSS começa a devolver o dinheiro dos beneficiários?
Segundo matéria do O Globo, o governo começa a ressarcir as vítimas do esquema em julho. “O que eu posso garantir? Vai ser muito mais rápido do que vocês imaginam. A ideia, a determinação, o que todo mundo está trabalhando é que em 2026 a gente não converse mais sobre desconto associativo”, afirmou o presidente da autarquia, Gilberto Waller.
Em média, cada beneficiário do INSS que sofreu com os descontos vai receber de volta R$ 48.
Como solicitar a devolução de desconto do INSS?
Acesse o aplicativo ou o site do Meu INSS com os dados da sua conta do Gov.br. Clicando em “Consultar descontos de entidades associativas”, você vai encontrar todos os descontos feitos na sua folha de pagamento. Se não reconhecer alguma das entidades, basta clicar em “não autorizei o desconto”.
As entidades têm até 15 dias úteis para comprovar que o desconto foi sim autorizado, caso contrário, o dinheiro tem que ser devolvido para o INSS (e aí ele volta para o seu bolso).
Quem não tem acesso à internet, você ligar na Central de Atendimento 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. Lembrando que você precisa informar o seu CPF na ligação.