Quando pensamos no Nordeste brasileiro, nossa cabeça vai direto para as belas praias da região e já imaginamos aquele clima bem quente. Mas a cidade de Guaramiranga, no Ceará, desafia os estereótipos que nós temos da região. O município tem o apelido de “Suíça brasileira” e já vamos explicar melhor o porquê.
Localizado na Serra de Baturité, Guaramiranga conta com paisagens montanhosas e tem um clima mais ameno. É justamente a sua altitude mais elevada, de mais de 800 metros acima do nível do mar, que proporciona essas temperaturas mais baixas.
Segundo o site do AMSA (Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para o Saneamento Ambiental), a cidade conta com temperaturas médias entre 18ºC e 25ºC no ano. Em julho, ela pode chegar a 12ºC, clima ideal para aproveitar um bom vinho e fondue em festivais locais.
O que fazer em Guaramiranga?
Por ser localizada em uma serra, a cidade é uma ótima opção para os amantes do ecoturismo, contando com várias opções de trilhas, cachoeiras e belas vistas para quem quer apreciar a natureza. Outro destaque é a gastronomia, com vários restaurantes que valorizam a culinária local e sabores autênticos, com pratos como carneiro guisado, queijo coalho e doces artesanais de frutas da região. O município está na Rota do Café, então você também pode aproveitar para visitar plantações locais e degustar um bom café artesanal. A cidade também conta com opções culturais, como o Festival Nordestino de Teatro, que já teve 25 edições, e o Festival de Jazz & Blues, que completa 18 edições.