Conforme os estudos avançam, é possível descobrir maneiras naturais de ter um envelhecimento mais saudável, optando por alimentos que possam auxiliar com nutrientes efetivos ao longo da vida. A uva vem se destacando como uma fruta que combate o envelhecimento devido à sua riqueza em compostos bioativos, especialmente os antioxidantes.
Em um artigo publicado pela Foods, uma revista científica, foi constatado os benefícios do consumo da uva, principalmente para idosos. Para isso, foram feitas pesquisas com camundongos mais velhos, que tiveram uma dieta balanceada com uvas, resultando em mudanças modular a expressão genética no músculo esquelético e reduzir diferenças entre machos e fêmeas, especialmente em processos associados à inflamação, degeneração e obesidade.
Saiba como a uva pode ajudar no envelhecimento corporal
Por ser uma fruta antioxidante, a uva combate os radicais livres, que são moléculas instáveis que danificam as células do corpo. O mais indicado é optar por espécies que possuem a coloração mais escura. Isso porque, elas se destacam por ter resveratrol, um componente encontrado na casca e nas sementes da uva, capaz de reparar células danificadas e ativar proteínas que contribuem para a longevidade celular.
Além de ajudar na saúde celular, o resveratrol também colabora para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, o que é benéfico para a memória e a função cognitiva. Com esses benefícios, o aumento de consumo da fruta pode ajudar a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, protegendo as células cerebrais e combatendo danos oxidativos.