É isso mesmo que você leu. Na cidade de Yoro, em Honduras, existe uma comunidade rural chamada La Unión onde “chove peixe”. Entre o fim da primavera e o início do verão, os moradores correm com baldes e cestas para recolher os peixes parecidos com sardinhas que aparecem misteriosamente.
Mas eles realmente caem do céu? Pelo menos é o boato que corre entre os moradores. O rumor ganhou força principalmente porque os peixes aparecem após chuvas torrenciais, com trovões e relâmpagos, mas ninguém realmente viu um peixe cair do céu.
Os habitantes consideram o fenômeno, que acontece na comunidade há cerca de uma década, um “milagre”, até porque a “chuva de peixes” é uma das raras oportunidades de várias famílias de comer peixe. O acontecido virou até oportunidade de negócio, como a empresa de pesca Regal Springs que lançou a marca “Heaven Fish” (“peixe do paraíso”), apenas com os peixes coletados.
Segundo a Superinteressante, moradores atribuem o fenômeno aos devotos de Manuel de Jesús Subirana, missionário vindo da Espanha que teria pedido o fim da pobreza na comunidade no século 19.
Por que chove peixe na cidade de Honduras?
O The New York Times conversou com alguns moradores mais céticos, que teorizam que os peixes podem viver em córregos subterrâneos ou cavernas, que acabam transbordando em situações de chuva intensa.
“Já o cientista atmosférico da Universidade da Geórgia, John Knox, apresentou outra hipótese à revista Smithsonian Magazine. Para ele, existe a possibilidade de que haja um tornado ou tromba d’água que passe em cima de algum corpo rio ou lago e suga os peixes”, conta matéria da Super.
Porém, até o momento, o mistério da chuva de peixes de Yoro segue sem respostas.