No dia 5 de junho, a princesa Kako veio ao Brasil para participar de uma série de celebrações que vão ocorrer em homenagem aos 130 anos de relações diplomáticas entre o país e o Japão. A convite do governo brasileiro, ela permanecerá no Brasil por dez dias e visitará diversas cidades, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR), Rolândia (PR), Londrina (PR), Campinas (SP), Foz do Iguaçu (PR), Campo Grande (MS) e Brasília (DF).
A princesa Kako é sobrinha do atual imperador Naruhito e começou sua jornada pelo Brasil indo ao Pavilhão Japonês e o monumento em homenagem aos pioneiros da imigração japonesa falecidos, localizados no Parque Ibirapuera. Esse local foi doado em 1954, durante a comemoração do IV centenário de fundação da cidade. Esse foi um marco importante para a história dos dois países, permitindo que houvesse ainda mais aproximação, após terem estado em lados divergentes na segunda guerra mundial.
Saiba mais detalhes da visita da princesa do Japão ao Brasil
Assinado no dia 5 de novembro de 1895, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil fez com que os dois países tivessem um diálogo direto, principalmente com o passar do tempo, que fez com que milhares de brasileiros fossem morar no território japonês. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 211 mil pessoas.
Vale ressaltar que essa relação é recíproca, pois a comunidade japonesa no Brasil também é forte e nipodescendente ou nikkei formada por mais de dois milhões de pessoas, o que representa a maior população de origem nipônica no mundo fora do Japão.




