Atire a primeira pedra quem nunca viu uma propaganda de suplementos de vitaminas (muitas de influenciadores digitais, aliás) prometendo aumentar a imunidade, melhorar o seu cabelo, etc. Mas será que vale a pena gastar seu dinheirinho suado nesses suplementos? Segundo uma matéria da Superinteressante, tomar suplementos de vitaminas sem recomendação médica é um “desperdício de dinheiro”.
É claro que esses suplementos contam com vitaminas, minerais, entre outros nutrientes importantes para a saúde. Quando esses nutrientes não estão em falta no nosso organismo, eles são simplesmente eliminados através da urina. “Com exceção de suplementação de substâncias específicas – após um diagnóstico e com acompanhamento médico –, esses suplementos amplos e gerais não tem benefício comprovado”, afirma a Superinteressante.
Ou seja: se você não está com deficiência de nenhuma vitamina no seu corpo, gastar dinheiro com suplementos de vitaminas é basicamente produzir urina bem carinha.
Obviamente: em alguns casos, os suplementos serão sim importantes, mas é preciso a recomendação médica. Pessoas grávidas, por exemplo, costumam precisar suplementar nutrientes específicos para ajudar no desenvolvimento do bebê.
Suplementos de vitaminas não previnem doenças
Jeffrey Linder, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, liderou uma equipe de pesquisadores que escreveu um editorial publicado na revista científica JAMA. No artigo, esses autores fazem uma revisão de 84 estudos, em que concluem que não existem evidências científicas de que suplementos vitamínicos previnem doenças em adultos saudáveis.
“Os pacientes perguntam o tempo todo: ‘Quais suplementos devo tomar?’. Eles estão desperdiçando dinheiro e foco pensando que precisa de um conjunto mágico de pílulas para mantê-los saudáveis, quando todos deveríamos seguir práticas baseadas em evidências de alimentação saudável e exercícios”, afirma Linder, segundo a Super.