O Brasil possui muitos quilômetros de ferrovias, que foram destinadas mais para transporte de cargas, do que de pessoas com o passar do tempo. Mas, uma novidade foi anunciada e para quem gosta de história e quer ter uma experiência imersiva, saiba que será reinaugurado o trecho em Cruzeiro, na cidade de São Paulo, para interligar o estado com Minas Gerais através da ferrovia da Serra da Mantiqueira. Essa via tem grande importância histórica, pois o trajeto foi feito por Dom Pedro II, durante sua inauguração.
Essa ferrovia, que em parte corresponde à antiga Estrada de Ferro D. Pedro II, foi palco de combates durante a Revolução Constitucionalista de 1932, especialmente no Túnel da Mantiqueira. De acordo com o anúncio, o trecho em Cruzeiro deve ser reinaugurado no dia 5 de julho e a composição seguirá da estação ferroviária central da cidade até a estação Rufino de Almeida.
Além disso, o plano é continuar expandindo o trajeto, para que os trechos de Passa Quatro, em Minas Gerais, e Cruzeiro sejam conectados. Isso porque, as duas cidades são ligadas pelo Túnel da Mantiqueira, que tem 997 metros de trilhos desativados.
Saiba mais informações sobre a reinauguração da ferrovia MG-SP
A Estrada de Ferro D. Pedro II, posteriormente renomeada para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, foi uma das principais ferrovias do país, ligando as então províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Na época, o imperador acompanhou de perto a construção e expansão dessa e de outras ferrovias, visitando canteiros de obras e inaugurando trechos.
Agora, o objetivo é continuar ampliando essa rota para ser ainda mais turísticas, com paradas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Inclusive, existe um projeto para a construção do Trem Intercidades Eixo Leste, que passará por outros dois municípios até chegar à capital.




