Como forma de acompanhar e incentivar o tratamento com medicamentos contínuos, o Ministério da Saúde anunciou que vai enviar mensagens para os usuários da Farmácia Popular, para que possam saber quando devem retirar os seus remédios, servindo como um lembrete. As notificações serão enviadas pelo Whatsapp e por caixa postal do app Gov.BR para cidadãos que usam Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a pasta, o primeiro grupo a receber essas mensagens são os hipertensos, que realizaram apenas 3 retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses no Farmácia Popular. Através desse programa do governo federal, é disponibilizado medicamentos essenciais, que são complementando com a oferta da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais detalhes sobre as mensagens da Farmácia Popular
Inicialmente, o objetivo é enviar 270 mil mensagens (de um total de 3,5 milhão de pessoas nesta situação) como forma de testar a efetividade da ação. No entanto, é preciso se atentar para saber se as mensagens são verdadeiras, pois são enviadas pelo WhatsApp com selo azul do Governo Federal. Outras fontes de informação incluem a caixa de entrada do aplicativo Gov.br e um banner informativo no site do Ministério da Saúde.
Saiba o que é oferecido na Farmácia Popular de forma gratuita ou subsidiada:
- Asma: Brometo de ipratrópio, dipropionato de beclometasona, sulfato de salbutamol.
- Diabetes: Cloridrato de metformina, glibenclamida, insulina humana regular e NPH.
- Hipertensão: Atenolol, besilato de anlodipino, captopril, cloridrato de propranolol, hidroclorotiazida, maleato de enalapril, espironolactona, furosemida, succinato de metoprolol, losartana potássica.
- Anticoncepção: Acetato de medroxiprogesterona, etinilestradiol + levonorgestrel, noretisterona, valerato de estradiol + enantato de noretisterona.
- Dislipidemia (colesterol alto): Sinvastatina.
- Doença de Parkinson: Carbidopa + levodopa, cloridrato de benserazida + levodopa.
- Glaucoma: Maleato de timolol.
- Rinite: Budesonida, dipropionato de beclometasona.
- Fraldas Geriátricas.
- Absorventes Higiênicos (para o programa Dignidade Menstrual).