É claro que os humanos em questão não chegaram a essa velocidade sozinhos. Esse recorde impressionante de quase 40 mil km/h é do voo espacial tripulado por humanos mais veloz de todos os tempos. De acordo com o Olhar Digital, esse recorde foi atingido durante um dos ensaios da missão Apollo 11.
O tal ensaio, conhecido como Apollo 10, testou todos os procedimentos e equipamentos, só não fazendo o pouso na Lua. A tripulação contava com Eugene Cernan, John Young e Thomas Stafford. A missão saiu da Terra, entrou em órbita lunar e, em um módulo, Stafford e Cernan desceram até 14,4 quilômetros acima da superfície do satélite. Depois de uma volta ao redor da Lua, a Apollo 10 começou sua jornada de volta para a Terra.
Foi durante a reentrada na atmosfera que o recorde de velocidade foi quebrado. A nave, que estava a cerca de 122 quilômetros de altitude, bateu impressionantes 39.937,7 quilômetros por hora. Três anos de sua morte, em 2014, Cernan escreveu um comunicado da NASA em que descreveu a reentrada na atmosfera como estar envolto em “chamas brancas e violetas”.
Mas esse ainda não é o recorde de velocidade de um voo espacial
A viagem espacial mais veloz de todos os tempos foi feita por uma missão não tripulada. Esse recorde pertence à sonda solar Parker, da NASA, que chegou a impressionantes 692 mil quilômetros por hora enquanto se aproximava do Sol, no dia 24 de dezembro do ano passado.
Como exemplifica o Olhar Digital, nessa velocidade, você conseguiria ir de uma ponta à outra dos Estados Unidos em apenas 23 segundos.