No ano passado, nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Association) emitiu um alerta para todo o país por casa de fórmula infantil à base de leite em pó de cabra. O produto da Crecelac estava com níveis elevados de potássio e cloreto, além de baixos níveis de vitamina A, podendo causar prejuízos à saúde se for usado por um período prolongado.
Os níveis acima do normal de potássio e cloreto podem acarretar problemas renais e/ou cardíacos em crianças e a falta de vitamina A poderia causar deficiência desse nutriente. A longo prazo, a deficiência de vitamina A pode causar diversos problemas, incluindo na visão, como cegueira noturna, xeroftalmia e até cegueira permanente em casos mais graves.
Fórmula infantil também apresentou contaminação por bactéria
Também no ano passado, a empresa passou por outro problema com a FDA, quando testes laboratoriais identificaram uma contaminação por Cronobacter. Segundo a emissora NBC DFW, essa bactéria pode causar infecções de sangue, entre outras complicações séries em bebês, como problemas no sistema nervoso e até meningite. Apesar de nenhum caso de infecção ter sido registrado, a FDA recomendou que pais interrompessem imediatamente o uso das unidades adquiridas.
A própria empresa realizou um recall – retirada dos produtos – voluntário em maio. Os produtos não haviam passado por um procedimento obrigatório da legislação sanitária americana, procedimento esse necessário para garantir a segurança dos produtos. Confira quais foram os afetados:
- Crecelac Infant Goat Milk Infant Formula with Iron, 0-12 meses, 352g;
- Farmalac BABY Infant Formula with Iron, 0-12 meses, 352g;
- Farmalac BABY Infant Formula with Iron and Low Lactose, 0-12 meses, 352g.