A Caixa Econômica Federal iniciará o pagamento do Abono Salarial do calendário 2025, referente ao ano-base 2023, para trabalhadores nascidos nos meses de julho e agosto na próxima segunda-feira (16). Serão creditados cerca de R$ 4,5 bilhões para aproximadamente 3,8 milhões de brasileiros com direito ao benefício.
Os valores, que podem chegar até um salário mínimo, são depositados de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa terão o valor creditado diretamente. Para os demais, será aberta automaticamente uma conta poupança no aplicativo Caixa Tem, sem custos adicionais.
O Abono Salarial é um benefício anual pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) a empregados de empresas privadas (via PIS) ou servidores públicos (via PASEP). Para ter direito ao saque, é preciso atender aos seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos mensais;
- Ter seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS ou eSocial.
A Caixa é responsável pelo pagamento aos trabalhadores da iniciativa privada. Já os servidores públicos recebem pelo Banco do Brasil.
Como receber o valor?
Os valores serão disponibilizados da seguinte forma:
- Clientes com conta na Caixa: o crédito é depositado automaticamente.
- Outros trabalhadores: recebem pela poupança digital do Caixa Tem.
- Se não for possível abrir a conta digital:
- O saque pode ser feito com cartão social e senha em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
- Também é possível sacar com biometria, desde que o cadastro tenha sido feito previamente em uma agência da Caixa.
A movimentação da poupança digital permite pagar contas, fazer transferências, compras com cartão de débito virtual e pagamento via maquininha.
O pagamento segue um calendário definido anualmente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). O valor pago varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base 2023. Quem trabalhou o ano inteiro poderá receber até o equivalente a um salário mínimo.
Vale destacar que os valores não sacados dentro do prazo estipulado retornam ao FAT, portanto é importante ficar atento ao calendário de pagamento divulgado pela Caixa.