De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,8 milhões de trabalhadores serão contemplados com o pagamento do Abono Salarial neste mês de julho. O benefício será destinado para quem nasceu entre julho e agosto, de forma automática. Segundo a instituição bancária, serão pagos R$ 4,5 bilhões, tendo como referência o ano-base de 2023. Também conhecido como PIS/PASEP, esse auxílio é concedido anualmente a trabalhadores que atendem a determinados critérios, funcionando como uma espécie de “14º salário” para aqueles de baixa renda.
Para ter direito ao abono salarial em 2025, o trabalhador precisa atender aos seguintes requisitos, como ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) e ter recebdio até dois salários mínimos mensais. Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP (ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS) há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como consultar e sacar o benefício Abono Salarial em 2025
Existem vários portais que disponibilizam as informações sobre os pagamentos, que iniciaram no dia 5 de fevereiro e serão finalizados até o dia 29 de dezembro. Para consultar os dados, é possível acessar as informações na Carteira de Trabalho Digital, pela aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e depois “Pagamentos” para conferir valor, data e banco responsável pelo depósito.
Através do Gov.br também é possível obter informações sobre pagamentos, assim como pela Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158), app da Caixa Trabalhador ou Benefícios Sociais. Caso o benefício não seja sacado até essa data, os valores retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).