A companhia aérea Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de uma série de voos nacionais e internacionais como parte de um plano de reestruturação operacional. A medida ocorre após a empresa dar entrada em um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o mecanismo conhecido como Chapter 11, em 28 de maio.
A decisão impacta diretamente passageiros de diferentes regiões do país e também quem viaja ao exterior. A partir de julho e agosto deste ano, algumas rotas deixarão de ser operadas por falta de demanda ou inviabilidade econômica.
Rotas nacionais afetadas
Quatro destinos brasileiros já têm datas definidas para o encerramento dos voos diretos operados pela Azul:
- Porto Velho (RO) – Rio Branco (AC)
- Encerramento: julho de 2025
- Motivo: baixo volume de passageiros e ajustes na malha regional.
- Belo Horizonte (Confins) – Curaçao (Caribe)
- Encerramento: 11 de agosto de 2025
- Motivo: redução da frequência de voos internacionais fora da alta temporada.
- Araxá (MG) – Patos de Minas (MG)
- Encerramento: 11 de agosto de 2025
- Motivo: demanda insuficiente para manter a operação.
Fim temporário dos voos para Paris
Uma das suspensões que mais chamou atenção foi a do voo internacional direto entre Campinas (SP) e Paris (França), operado a partir do Aeroporto de Viracopos. A Azul informou que a rota será interrompida a partir de outubro de 2025, com previsão de retorno apenas em abril de 2026, no início do verão europeu.
A companhia afirmou que a baixa demanda durante o inverno no hemisfério norte tem gerado prejuízos para a operação e, por isso, o voo passará a ser sazonal. A Azul ressalta que a decisão visa equilibrar oferta e demanda sem comprometer a qualidade do serviço.
Compromisso com a expansão internacional
Apesar das reduções, a Azul reforçou que segue focada na expansão estratégica de sua malha internacional, com destaque para:
- Novas rotas entre Campinas e Madrid e Recife e Madrid, previstas para estrear ainda em junho.
- Mais de 454 decolagens internacionais programadas para julho, com cerca de 101 mil assentos disponíveis, um crescimento de 70% em relação a 2024.
Atualmente, a Azul opera voos para 12 destinos internacionais, entre rotas regulares e sazonais, conectando o Brasil a cidades como Lisboa, Porto, Orlando, Fort Lauderdale, Madrid, Montevidéu, Assunção, Mendoza e Bariloche.
Em nota, o Ministério dos Transportes informou que os planos comerciais e de malha das companhias aéreas são de responsabilidade exclusiva das empresas. Segundo a pasta, não há ingerência do governo sobre as decisões operacionais e estratégicas da Azul ou de qualquer outra empresa do setor.