Recentemente, a Ford confirmou que vai encerrar a produção global do Focus ST, depois de mais de 20 anos no mercado. A produção será encerrada até novembro e os pedidos desse modelo já foram suspensos no Reino Unido. E para a tristeza dos fãs do modelo: a marca norte-americana já confirmou que o Focus ST não vai ter um sucessor direto.
A boa notícia é que, mesmo com o fim da produção, vários países da Europa ainda vão ter unidades em estoque do Focus ST.
Finn Thomasen, gerente de comunicação da Ford na Europa, confirmou ao Motor1 que a fábrica da Ford em Saarlouis, na Alemanha, recebeu recentemente os últimos pedidos do Focus ST.
Por que a Ford vai parar de produzir esse modelo?
Como explica o site Terra, a decisão da Ford segue uma tendência mundial da indústria automotiva: a transição para os veículos elétricos. Além disso, o interesse do público saiu dos hatches e passou a ser mais focado nos SUVs e em crossovers. O Focus já tinha sido retirado do mercado australiano lá em 2022.
Na Europa, o Puma ST é um exemplo de hatch esportivo que ainda faz sucesso, mas a Ford já até reduziu a potência dos modelos mais recentes fabricados.
Várias outras montadoras tem seguindo essa tendência da popularidade crescente dos SUVs e dos carros elétricos. Alguns exemplos, segundo a Quatro Rodas, a Hyundai parou de produzir o i130 N e o i20 N, a Peugeot acabou com os 208 GTi e 308 GTi. Além disso, veículos como o Honda Civic Type R serão oferecidos em quantidades mais limitadas pelas empresas.




