Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

A espera acabou: INSS age rápido e milhares de idosos são beneficiados

Por Pedro Silvini
03/10/2025
Em Geral
0
INSS

(Reprodução/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) intensificou os mutirões de perícia médica em diversas regiões do país e começou a aplicar a telemedicina para agilizar os atendimentos.

A ação, organizada pelo Ministério da Previdência Social, pretende reduzir a fila de mais de 2 milhões de pessoas que aguardam análise de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O novo modelo de atendimento, chamado de perícia conectada, já está em funcionamento em 35 cidades. Com o uso da telemedicina, idosos e pessoas com deficiência não precisam mais enfrentar longas viagens até agências com médicos peritos.

O Sul do país concentra o maior número de vagas ofertadas: Joinville (SC) terá 800 atendimentos, Curitiba (PR) contará com 400 vagas e Cascavel (PR) ofertará 374 consultas. Segundo o Ministério da Previdência, a modalidade possui “a mesma segurança e sigilo do atendimento presencial”.

Além de avaliações médicas para concessão de novos benefícios, o modelo também será usado para revisões do BPC e do benefício por incapacidade temporária.

Nordeste tem mutirão recorde

Somente em setembro, mutirões sociais realizados nos fins de semana impactaram quase 7 mil pessoas na Região Nordeste. Foram mais de 4,9 mil perícias médicas e milhares de avaliações sociais antecipadas.

O Ceará concentrou quase 50% dos atendimentos, com destaque para a capital Fortaleza, que chega a realizar 800 avaliações em um único fim de semana. Segundo o INSS, em alguns casos, a espera para o benefício pode ser reduzida em até sete meses.

Medida provisória cria novo programa

No Congresso Nacional, a fila do INSS também entrou em pauta. A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) relatou a aprovação da MP 1.296/2025, que cria o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB).

O objetivo é acelerar a análise de processos atrasados há mais de 45 dias, priorizar revisões do BPC e agilizar perícias médicas em regiões sem oferta regular. O programa terá duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado até 2026.

Segundo estimativas do governo, a iniciativa pode gerar economia superior a R$ 4,5 bilhões aos cofres públicos, ao mesmo tempo em que reduz a fila e combate fraudes.

Durante a votação, Zenaide destacou o impacto social da medida:

“Quando o governo demora a analisar um benefício, a mesa fica sem comida, o aluguel atrasa, o remédio falta. É desesperador. Como dizia Betinho: quem tem fome, tem pressa. E quem depende da Previdência também.”

Transparência e metas

O PGB prevê metas de produtividade, supervisão técnica e divulgação periódica dos resultados nos portais oficiais. Além disso, a execução das atividades não poderá prejudicar o atendimento regular nas agências.

O histórico recente mostra que medidas semelhantes deram resultado: o tempo médio de concessão caiu de 69 dias para 41 dias entre janeiro de 2023 e setembro de 2024.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
complexo da plataforma de pesca

Amantes de pesca estão pulando de alegria com essa construção

Confira!

Chuva intensa

Governo emite alerta laranja para capital brasileira e pedras devem cair do céu

03/10/2025
Pagamento por PIX

Novo recurso no Pix passou a valer em 01/10; veja o que é

03/10/2025
Bolsa Família

Você é mãe e recebe Bolsa Família? Governo acaba de anunciar grande novidade

03/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix