Todo mundo já teve a decepção de ver um item que você acabou de comprar se quebrando ou estragando. Mas nós garantimos que, não importa o tamanho da sua decepção, ela não foi maior do que a que Howard Hughes sentiu com o seu famoso avião, o Hughes H4 Hercules. E nós já vamos explicar por quê.
Um dos maiores aviões da história
O Hughes H4 Hercules, mais lembrado pelo seu apelido “Spruce Goose” entrou para a história como o maior hidroavião de casco da história. Até o recente lançamento do Roc, pela Stratolaunch, ele também tinha a maior envergadura da história da avião, medindo 97,5 metros de ponta a ponta.
Lendo isso, talvez você esteja pensando: se o avião de Hughes entrou para a história, por que ele seria uma decepção? Então, acontece que esse avião enorme só alçou voo uma vez. O próprio Hughes pilotou o Spruce Goose em um voo histórico em Los Angeles no dia 2 de novembro de 1947.
Feito de madeira compensada e avaliado em 23 milhões de dólares na época, o avião chegou a 161 km/h e a 21,3 metros de altura, em um voo que percorreu 1,6 km. Apesar de ter sido um momento histórico, o avião nunca mais conseguiu decolar, enterrando os planos de Hughes para ele fosse usada para transportas tropas e equipamentos durante a guerra.
O avião enorme segue sendo parte de uma exibição pública no Evergreen Aviation Museum, no estado do Oregon, Estados Unidos, atraindo visitantes e curiosos até os dias de hoje.




