Você já notou ao redor dos seus olhos pequenas bolinhas brancas? Muitas pessoas confundem essas bolinhas com acnes e, com os dedinhos nervosos, já correm para tentar arrancar na unha. Mas essas protuberâncias não são espinhas nem cravos. Esse problema bastante comum são os cistos millia ou cistos miliares. Continue lendo que nós vamos te explicar exatamente o que eles são e como você pode se livrar deles.
O que são os cistos millia?
Diferente da acne, esses cistos não são causados por poros obstruídos com sebo ou bactérias. Dermatologistas os classificam como “leões superficiais” que vão aparecendo ao redor dos olhos. Segundo o site argentino La Nacion, normalmente essas lesões aparecem por causa do uso excessivo de cosméticos ou de corticosteroides (hormônios sintéticos), lesões cutâneas e problemas genéticos.
Os cistos millia não ficam doloridos como algumas acnes, mas eles tendem a ir endurecendo com o tempo.
Como de livrar deles?
Para a maioria das pessoas, esses cistos vão sumir sozinhos, mas, em alguns casos, eles podem sim persisti. Apesar deles não causaram dor ou desconforto, muitas pessoas se incomodam pela parte estética, então você pode sim procurar uma intervenção especializada para removê-los.
Existem várias alternativas para se livrar desses cistos, como crioterapia, dermoabrasão, tecnologia a laser e peelings químicos. Essas técnicas atuam direcionadas ao cisto ou à sua cápsula externa, gerando resultados bastante seguros. Você também pode usar ácidos para promover a renovação celular, mas a eficácia desses produtos costuma ser mais superficial do que os tratamentos mais extensos.
Acima de tudo: nada de “espremer” esses cistos (lembrando: eles não espinhas!). “Essa prática, longe de eliminar a lesão, aumenta significativamente a probabilidade de desenvolvimento de infecções, inflamações agudas e cicatrizes permanentes, comprometendo tanto a saúde quanto a aparência estética”, explica o La Nacion.




