Atenção: esse texto não é recomendado para quem sofre de aracnofobia, sob o risco de você sonhar com o exército de aranhas a noite toda. Pesquisadores identificaram o que parece ser a maior teia de aranha do mundo já registrada. A colônia conta com mais de 111 mil aracnídeos.
De acordo com a Revista Galileu, a colônia se espalha por uma área de 106 metros quadrados ao longo das paredes de uma passagem estreia. A “teia” é na verdade uma estrutura com milhares de teias individuais em forma de funil. Essa teia está em uma caverna escura conhecida como Caverna do Enxofre situada na fronteira entre a Albânia e a Grécia. Detalhes do achado foram publicados em um artigo da revista científica Subterranean Biology.
Em entrevista ao Live Science, um dos autores do artigo, o professor István Urák, da Universidade Húngara Sapientia da Transilvânia, na Romênia, declarou que o mundo natural ainda reserva muitas surpresas. “Se eu tentasse descrever todas as emoções que senti ao ver a teia, destacaria admiração, respeito e gratidão. É preciso vivenciar para realmente saber como é.”
Segundo Urák, através de análises de DNA, eles descobriram que a colônia é composta por duas espécies relativamente comuns de aranhas: a Tegenaria domestica (mais conhecida como aranha-doméstica ou aranha-de-funil-de-celeiro) e a Prinerigone vagans. Outro ponto que surpreende estudiosos é que essas espécies normalmente não convivem em grupo – ainda mais em um grupo de 111 mil.
Os cientistas também descobriram que essas aranhas na caverna têm microbiomas menos diversos e algumas diferentes genéticas em relação a exemplares da mesma espécie que vivem na superfície. Essas diferenças provavelmente são resultado de adaptações evolutivas que essas aranhas tiveram que fazer para sobreviver no ambiente da caverna, onde não chega luz alguma.
Confira imagens da maior teia de aranha do mundo






