O brócolis é um legume cheio de benefícios para a saúde, sendo uma fonte rica em fibras, vitaminas e minerais, além de ser pouco calórico. Mas você sabia que a forma como você prepara o alimento também influencia nos benefícios dela para a sua saúde?
Segundo uma matéria da Superinteressante, algumas formas de preparar o legume são melhores para aproveitar o máximo possível de sulforafano do alimento. Essa substância é um composto vegetal com ação antioxidante, anti-inflamatória e que ainda ajuda a controlar o nível de açúcar do sangue, como estudos recentes têm apontado.
Então qual a melhor forma de fazer o brócolis?
Publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Zhejiang, na China, revelou que a melhor forma de absorver todos os nutrientes do brócolis é comendo ele cru.
Mas, para quem prefere o alimento cozido, os pesquisadores também explicam uma técnica de cozimento ideal para ativar o sulforafano, já que a estrutura do brócolis é um tanto quanto complexa.
Os pesquisadores cortaram pedaços bem pequenos de brócolis e separaram em três grupos: “o primeiro foi deixado cru; o segundo, salteado por quatro minutos imediatamente após a trituração; e o terceiro foi triturado, deixado em repouso por 90 minutos e só então salteado pelo mesmo tempo”, repercutiu a Superinteressante.
O brócolis que passou 90 minutos “descansando” tinha 2,8 vezes mais sulforafano do que o brócolis que foi refogado na frigideira logo após o corte. Ou seja, a segunda melhor forma de consumir brócolis é deixando o legume de “descanso” antes de refogá-lo. A escolha dos pesquisadores por refogar é porque esse método de preparo é o mais comum na culinária chinesa.