Ilhabela, em São Paulo, é um dos raros municípios-arquipélagos do Brasil, composto por cerca de 19 ilhas e ilhotes, e é uma ótima opção para quem adora uma praia. Uma das praias mais famosas da cidade paulistana é a Praia da Feiticeira, que, além de belas paisagens, ainda é um palco de uma lenda local.
Segundo o site Ilhabela, a Praia da Feiticeira ganhou este nome por causa de uma antiga proprietária da Fazenda São Mathias, a antiga fazenda colonial que fica no local. Essa proprietária teria ficado fica com piratas contrabandistas e com comandantes de navios negreiros, que usavam Ilhabela como ponto de entrada de escravizados no Brasil após a proibição do tráfico de escravizados no país.
Um dia, essa “feiticeira”, já mais velha, teria ficado com medo de ser roubada e decidiu enterrar um tesouro na floresta com a ajuda dos seus escravizados. Para evitar que eles entregassem a localização do tesouro, ela matou todos. Os pescadores locais passaram a chamá-la de feiticeira e acabou enlouquecendo e sumindo, deixando para trás o seu suposto tesouro enterrado. Como você pode imaginar, esse tal tesouro nunca foi encontrado, tornando-se parte do folclore local.
Saiba mais sobre a Praia da Feiticeira
Localizada na Ilha Grande, a Praia da Feiticeira é conhecida por sua beleza natural, com uma água muito cristalina e pedras que atraem tartarugas e peixinhos, uma ótima opção para quem quer praticar snorkel. Outro atrativo da praia é a Cachoeira da Feiticeira, a mais visitada da ilha.
É uma orla pequena, com mar mais calmo, que não conta com restaurantes nem quiosques, por isso mesmo sendo uma opção para quem gosta de locais mais quietos.




