Para muitas pessoas, ter que sair de casa para ir até a academia é o grande obstáculo na busca para manter uma rotina de exercícios físicos. Se esse é o seu caso, então talvez uma boa opção seja você apostar na “academia em casa”, uma tendência crescente no mercado e que tem evoluído sua tecnologia.
Academia e inteligência artificial
A expressão “home gym inteligente” define aparelhos que usam a tecnologia, incluindo ferramentas de inteligência artificial, para se integrarem melhor à sua casa. Como explica o site Outros Lances!, exemplos são bicicletas ergométricas e esteiras que se comunicam com aplicativos móveis no seu celular, além de utilizarem sensores e assistentes virtuais para te ajudar a executar os movimentos de forma segura – como um personal trainer digital.
Além de ajudar a executar o treino de forma correta, ferramentas de inteligência artificial também podem te ajudar a montar um treino personalizado, monitorando sua carga, intensidade e frequência.
A Technogym é um exemplo de empresa que aposta no uso da IA em equipamentos de academia. O diretor comercial da empresa, Maneco Carrano, deu uma entrevista sobre o assunto para a coluna GENTE, da Veja, fazendo sobre como essas novas tecnologias podem ser benéficas. “Elas sempre vão somar para se ter uma eficiência melhor, o professor de educação física não vai deixar de existir, mas a minha ferramenta vai ajudá-lo a ter performance melhor”, destacou o diretor.
Já existem aparelhos do tipo no mercado, mas, assim como tantas outras inovações tecnológicas, eles ainda são inacessíveis para a maior parte da população por causa do preço.