Na manhã desta segunda-feira (28), o Hospital DF Star, em Brasília, Distrito Federal, publicou um boletim médico atualizando o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro está internado desde o dia 13 de abril, quando fez uma cirurgia de 12 horas para tratar um quadro de obstrução intestinal.
O ex-presidente está “clinicamente estável”, atualmente internado para o acompanhamento pós-operatório, ainda com restrição de visitas e sem previsão de alta da UTI. O documento médico ainda revelou que continua a gastroparesia (retardo do esvaziamento do estômago), mas que Bolsonaro já apresentou sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos, repercute o UOL.
Ele ainda não está em condições de se alimentar por via oral ou pela sonda gástrica e está recebendo suporte calórico e nutricional exclusivamente por “via parental, endovenosa”. O político está realizando fisioterapia motora. O boletim do último sábado (26) informou que ele estava sem febre e sem alterações na pressão.
Internação de Bolsonaro ainda é consequência da facada de 2018?
Segundo o UOL, essa é a sexta cirurgia pela qual Bolsonaro passa desde que levou uma facada no abdome em setembro de 2018, durante as eleições presidenciais. A facada chegou a perfurar um trecho do intestino do ex-presidente. O último procedimento tinha sido em setembro de 2023, quando ele passou por cirurgias no aparelho respiratório e digestivo.
“A faca penetrou a parede abdominal, transfixou alças intestinais e vasos sanguíneos, e ficou alojada a poucos milímetros da artéria mesentérica superior, um dos principais ramos da aorta abdominal, responsável por irrigar grande parte do intestino delgado e porções do intestino grosso”, explica matéria do GLOBO.
“A lesão atingiu a veia mesentérica, mas se a perfuração tivesse avançado apenas um centímetro a mais em direção ao lado esquerdo, poderia ter comprometido diretamente a artéria – o que, muito provavelmente, tornaria impossível uma intervenção cirúrgica eficaz. A região acometida tornou-se extremamente sensível”.