Todo mundo já passou por algo do tipo: você acorda e, mesmo tendo dormido as horas “necessárias”, você ainda se sente cansado. Normalmente, nós só deixamos esse sentimento para lá, como sinal de uma noite mal dormida, mas se isso acontece com alguma frequência, é melhor ficar atento. Isso pode ser um importante indicador de saúde mental.
Através de sua conta no TikTok, a psiquiatra Leyla Morillo aponta que acordar cansado é um “sintoma de alerta em psiquiatria”. De acordo com o jornal O Globo, a especialista explica que essa discrepância entre o repouso fisiológico e uma sensação real de vitalidade mostra que o problema não é necessariamente na qualidade do seu sono (como nós tantas vezes acreditamos). Segundo a psiquiatra, a explicação por trás desse fenômeno é o que ela chama de “fadiga emocional”.
A fadiga emocional é quando a pessoa está carregando uma carga psicológica maior do que ela pode suportar no dia a dia, um acúmulo de preocupações, estresse e responsabilidades. “Se o seu corpo está lhe dando sinais, ouça-o”, conclui Morillo.
Como lidar com a fadiga emocional
Esse tipo de cansaço não pode ser resolvido apenas com uma boa noite de sono e exige mudanças de vida. É importante adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação mais equilibrada e atividades físicas regulares, e evitar problemas como consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas. Em alguns casos, também pode ser necessário procurar a ajuda de um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra. Se possível, você também deve adotar mudanças na sua rotina de trabalho ou estudos.




