Nos últimos cinco anos, as buscas por melatonina, suplemento que ajuda a dormir, aumentaram impressionantes 150% no Google. A substância é um hormônio que já é produzido naturalmente no nosso organismo e ainda pode ser encontrada em vários alimentos. Então, ao invés de correr para a farmácia para comprar o suplemento, que tal incluir mais alimentos ricos em melatonina na sua dieta?
Consultada pelo Metrópoles, a nutricionista Cibele Santos explica a melatonina é responsável por regular o ciclo do sono e o ritmo circadiano, ajudando o seu corpo a saber quando é o hora de dormir e quando é hora de acordar. Além disso, a substância tem propriedades antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento precoce, e ainda pode reduzir sintomas de ansiedade e depressão. “Os alimentos ricos em melatonina podem ser consumidos à noite, cerca de 1 a 2 horas antes de dormir, para ajudar a preparar o corpo para o sono”, explica Cibele.
Confira sete alimentos ricos em melatonina:
1. Cereja, principalmente as ácidas
Além de melatonina, a cereja também é rica em triptofano, um aminoácido que também ajuda a regular o ciclo do sono, e em propriedades calmantes.
2. Uva
A casca da uva também é rica na substância – o que explica por que você quase morre de sono sempre que toma um bom vinho…
3. Morango
Mais uma fruta bastante rica em melatonina, ótima para ajudar a regular o sono.
4. Tomate
O tomate é mais um alimento que pode te ajudar a ir dormir mais rápido, querido leitor.
5. Grãos integrais, como aveia e arroz
Cereais como um todo são mais uma fonte rica na substância.
6. Nozes e amêndoas
Essas sementes são ricas em melatonina e podem ser facilmente incluídas na alimentação diária como um lanche rápido e nutritivo.
7. Banana
Além da melatonina, a fruta é rica em componentes que auxiliam no relaxamento muscular, melhorando a qualidade do seu sono.




