Se você está comendo alguma coisa e sente que ela está sem muito gosto, a reação mais óbvia é pegar o sal e jogar um pouco no prato. Mas já imaginou conseguir deixar a sua comida mais salgada simplesmente usando uma colher? Pois é, parece coisa de filme de ficção científica, mas é a promessa de uma invenção que já está à venda lá no Japão.
De acordo com a agência de notícias Reuters, essa colher elétrica consegue ampliar o sabor salgado e o sabor umami dos pratos sem precisar adicionar mais sal. Produzido pela fabricante de bebidas Kirin Holdings, o item foi criado em parceria com o professor Homei Miyashita, da Universidade de Meiji, e começou a ser vendido no Japão em 2024. Desde então, a empresa já criou uma caneca com a mesma proposta.
Segundo o Xataka, os primeiros lotes dos produtos foram vendidos em edições limitadas no país asiático, com preços entre 20 mil e 27 mil ienes, algo entre R$ 650 e R$ 900.
Como funciona a colher elétrica de sal
Feito de plástico e metal, o produto funciona passando um campo elétrico bem fraco entre a colher e as moléculas de sódio (sal) concentradas no alimento e na própria língua (não, a colher não vai te dar um choque). A passagem desse campo elétrico age sobre os íons de sódio, alterando a forma como as suas papilas gustativas percebem o sabor, aumentando a sensação de salinidade e realçando o umami.
Vale destacar que o produto não é indicado para crianças ou para pessoas que usam dispositivos médicos eletrônicos, como marca-passos.




