Demorou, mas chegou: com alguns anos de atraso, a cidade de São Paulo começou a introduzir os chamados “semáforos inteligentes” em alguns cruzamentos. Essa tecnologia promete desafogar o trânsito na área do rodízio de veículos, o Minianel Viário. Saiba mais sobre essa novidade.
Segundo matéria do g1, essa modernização estava prometida para sair desde 2019, quando a gestão da capital paulista anunciou uma licitação para contratar a empresa que ficaria responsável por instalar e manejar os equipamentos, mas eles só começaram a ser instalados em 2023 (antes tarde do que nunca).
De acordo com o site Gazeta de Pinheiros, até o final deste ano, 270 cruzamentos da cidade já devem ter sido equipados com a tecnologia, que já estava operando em 16 pontos em agosto deste ano.
Esse tipo de tecnologia não está presente apenas em São Paulo: várias cidades brasileiras já adotaram os semáforos inteligentes, como Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Santos (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR), entre outras.
O que são os “semáforos inteligentes”?
Ao invés de ter um tempo pré-determinado para ficar aberto ou fechado, esse tipo de semáforo usa câmeras instaladas em pontos estratégicos para calcular a quantidade de veículos na via no momento, funcionando sob demanda. De forma automática, esse sistema vai se regulando ao longo do dia para conseguir gerenciar de forma mais apropriada o fluxo do trânsito.
“Por exemplo: se uma via estiver sobrecarregada em relação à outra de um mesmo cruzamento, a que tiver mais veículos ficará com um tempo maior de semáforo aberto, a fim de desafogar o fluxo e gerar fluidez no trânsito”, explica o g1.




