Elon Musk, dono do X (eterno Twitter em nossos corações), anunciou uma nova “rede social”, um app de conversa chamado XChat. Como já você deve estar imaginando pelo nome, trata-se de um sistema atrelado ao X. De acordo com o site DOL, o objetivo é “ampliar o escopo da plataforma”, que agora deve passar a competir com apps como WhatsApp e Telegram no segmento de chamadas e chats privados.
E talvez você, que já era usuário do X, esteja pensando: “ué, mas já tinha um sistema de mensagens dentro do app”. E tinha, mas a plataforma vai abandonar esse modelo em prol de um aplicativo próprio de mensagens. Com o XChat, usuários vão poder trocar arquivos, chamadas e até mensagens temporárias em conversas protegidas por criptografia.
XChat
Segundo o DOL, a decisão da plataforma de Elon Musk atende a uma tendência que eles vinham observando entre os usuários, de começarem conversas dentro do X para depois migrarem para outras redes em conversas particulares. A ideia com o XChat é justamente manter o usário dentro do ecossistema do X.
De acordo com Musk, a ideia é também usar a nova plataforma como base para a incorporação de pagamentos digitais, abrindo espaço para transferências financeiras dentro das conversas do XChat. Antes de comprar o Twitter lá em outubro de 2022, segundo a Revista Forbes, Musk já tinha anunciado sua intenção de criar o X e um “superapp”, nas palavras do bilionário.
A novidade foi anunciada por Musk em julho do ano passado, quando já foram começados testes beta e, posteriormente, para usuários premium.




