O que você estava fazendo quando você era adolescente? Jia Mingxuan, um adolescente de 14 anos da China, desenvolveu um sistema para condensar a umidade do ar, obtendo água. A invenção impressionante foi feita lá em 2024, em Chifeng, no norte da China. Confira mais sobre a invenção e sobre como ela funciona.
De acordo com o Xataka, o adolescente criou o dispositivo a partir de tubos de aço e garrafas plásticas reutilizadas. Esse dispositivo aproveita o gradiente térmico (a diferença de temperatura) entre o solo e o ar para produzir pequenas quantidades de água. Apesar da água produzida pela invenção ser pouca, ela pode ser usada para irrigar mudas. Aliás, o dispositivo também faz essa irrigação de forma automática, sem a necessidade de bombas, reservatórios ou eletricidade.
Como adolescente criou invenção para condenar umidade do ar
Em casa, Jia começou a notar como as gotas de água se formavam sobre superfícies mais geladas da cozinha, resultado da condensação do ar, em dias frios, e começou a pensar que esse princípio poderia ser usado na natureza, para ajudar mudas recém-plantadas a sobreviverem nos primeiros meses em regiões secas.
A invenção se trata de um tubo de aço, parcialmente enterrado no solo, enquanto a parte de cima fica exposta ao vento. A diferença da temperatura debaixo do solo e do ar externo cria uma condensação no interior do tubo, água que vai escorrendo naturalmente pelo tubo e direcionada à raiz da árvore. Para testar o protótipo, o jovem percorreu cerca de 30 quilômetros várias vezes, fazendo ajustes ao design do equipamento.




