Quem faz academia sabe bem a tristeza que é quando aparece aquele grupinho de adolescentes que vai ocupar o mesmo aparelho por 20 minutos (a redatora apelida eles carinhosamente de “Enzos”). Mas será que eles deveriam estar ali? Existe uma idade mínima para começar a praticar musculação?
Alguns mitos comuns afirmam que começar musculação muito cedo poderia prejudicar o crescimento de crianças e adolescentes, mas, como já dissemos, eles não passam de mitos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a partir dos oito anos de idade, a criança já pode começar um treino de resistência.
“A questão principal não é a idade cronológica, mas sim a capacidade de a criança compreender e seguir orientações. Se ela já tem maturidade para focar em uma tarefa e seguir as instruções de um profissional, ela está apta a começar”, explica Getúlio Bernardo Morato Filho, pediatra do Grupo de Trabalho sobre Atividade Física da SBP, ao jornal O Globo.
Cuidados com o treino de adolescentes e crianças na academia
É óbvio que o treino de uma criança de dez anos não pode ser o mesmo que o de um adulto de 25. E não estamos falando apenas da questão de peso. Uma matéria do O Globo explica que, para crianças, a recomendação é que os treinos sejam de, no máximo, meia hora e três vezes por semana. Além disso, o treino deve usar apenas pesos livres, como halteres e anilhas de até 15 kg. Outro ponto importante é que esses treinos precisam de supervisão individual.
Essa adequação de cargas devem ser feitas não apenas durante a infância, mas também com quem está passando pela puberdade e com os adolescentes. Durante essa fase, já são encontrados diferentes níveis maturacionais, então a análise precisa ser individual.




