A plataforma Google Meet é uma das principais formas de conversar por vídeo, sendo útil para diversas finalidades, como reuniões, encontros online, aulas por EAD, permitir que pessoas se conectem e interajam de diferentes locais, seja para trabalho, estudo ou fins pessoais. Desta vez, a empresa está inovando e a Google anunciou uma funcionalidade interessante: a tradução ao vivo alimentada por inteligência artificial.
Essa novidade foi divulgada em uma conferência de desenvolvedores I/O, com a intenção de renovar as conversas onlines, permitindo que o diálogo em outras línguas seja traduzido. A primeira tradução simultânea será do espanhol e estará disponível no aplicativo e, conforme o programa se desenvolve, a empresa prometeu que haverá novos idiomas em breve.
Antes, o Google Meet permitia que usuários adicionassem legendas ao vivo para tradução, o que exigia leitura constante. Com a nova funcionalidade, a tradução será integrada à fala e todos os participantes poderão prestar atenção somente no diálogo.
Mais detalhes sobre a atualização com tradução do Google Meet
Para ser possível ter tradução de forma simultânea, o Google Meet terá a IA como auxílio e, durante os testes, a tecnologia mostrou-se capaz de ajustar o tom de voz e até mesmo a cadência do orador, além de captar expressões. Segundo os desenvolvedores, essa tradução não será tão robótica e terá as entonações do contexto da conversa e as emoções originais.
Até o momento, a tecnologia está disponível para os planos Google AI Pro e Ultra, mas a empresa afirmou que o modo tradutor de voz será expandido para usuários empresariais ainda este ano, como parte de uma fase de “testes iniciais”.