Durante o evento TokenNation, a Caixa Econômica Federal anunciou que concluiu dois testes de pagamento com o Drex, a versão digital do real, de forma off-line. Ou seja: sem internet. A iniciativa representa um marco de acessibilidade em regiões sem acesso à internet, abrindo caminho para a democratização de serviços bancários digitais no país.
Segundo o Seu Crédito Digital, a tecnologia baseada em blockchain permite que transações sejam feitas usando um cartão físico carregado com os reais digitais. “Os testes mostram o potencial do Drex para transformar realidades e aproximar cidadãos do sistema financeiro nacional”, afirma o site.
Como foram os testes da Caixa com o cartão Drex?
O primeiro teste com o método aconteceu em junho do ano passado, em um ambiente controlado, com o objetivo de validar as funcionalidades básicas do Drex. A segunda fase de testes foi em abril desse ano, em uma cidade do interior do Pará com pouca cobertura de internet. Dois moradores de uma comunidade ribeirinha usaram cartões Drex para fazer compras no comércio local sem internet.
“Eles realizaram o pagamento e o comerciante, por sua vez, transferiu o valor para outro usuário, demonstrando que a tecnologia permite o ciclo econômico completo mesmo off-line”, explica Rafael Silva, superintendente regional da Caixa. “Hoje, o cidadão tem o cartão do benefício, mas precisa viajar até uma cidade maior para sacar. Com o Drex off-line, ele pode utilizar os valores diretamente na comunidade, sem deslocamentos.”
Quando a Caixa vai lançar o Drex?
Em 2025, a Caixa continua com a Fase 2 do piloto e, dependendo dos resultados, a versão digital do real deve ser adotada a partir do ano que vem.