Um movimento imobiliário curioso está chamando a atenção das pessoas ao redor do mundo, por causa de uma pequena cidade na Itália que está oferecendo casas a preços de baixíssimo custo. Penne, localizada na região central da Itália, em Abruzzo, que fica entre a costa do Adriático e a cadeia montanhosa do Gran Sasso, está anunciando casas para atrair novos proprietários por apenas um euro, o equivalente a R$ 6,19 na cotação atual.
Essa ação curiosa começou em 2022, com o objetivo de revitalizar a cidade que é histórica com novos moradores, pois estava se tornando fantasma devido ao despovoamento. Desde então, Penne vendeu seis propriedades por apenas um euro, principalmente para compradores italianos, mas o plano é continuar liberando mais imóveis em breve.
Saiba mais detalhes sobre casas na Itália por um euro
Esse programa ofertou casas em Penna por apenas um euro e chamou atenção de toda a Itália, por ser um projeto mais radical, principalmente por causa das regras. Não é necessário ter caução, que é uma prática comum em outros programas, assim como no Brasil, servindo de garantia no momento que for adquirir um imóvel. Ao invés disso, quem tiver interesse precisa se comprometer a restaurar a propriedade dentro de três anos, com suporte técnico oferecido pela prefeitura.
Atualmente, a cidade possui 1.200 habitantes, com cerca de quarenta prédios vazios. Dentro do projeto, as propriedades variam de 70 a 120 metros quadrados e existe a chance do proprietário morar em um construções datadas da Idade Média até o início do século XX, pois a cidade é histórica.
Além de Penna, outros municípios na Sicília e na Sardenha também criaram projetos para atrair estrangeiros em busca de uma nova vida na Itália. Em 2017, a cidade de Mussomeli, na Sicília, foi uma das primeiras a ofertar casas por um euro com o objetivo de revitalizar a cidade novamente.