Quando pensamos em beber algo para nos hidratar, a nossa primeira opção é a água, não é mesmo? Mas, acredite se quiser, água pura pode nem ser a melhor forma de se manter hidratado.
Publicado na revista científica The American Journal of Clinical Nutrition, um estudo analisou 13 bebidas diferentes para descobrir qual delas é a melhor quando você quer se hidratar. Para isso, eles usaram uma nova medida, a BHI, sigla para Beverage Hydration Index (Índice de Hidratação de Bebida).
A BHI mede o quanto da bebida fica no corpo horas após a sua ingestão.
Os pesquisadores analisaram 72 homens voluntários. Eles chegaram em jejum e condições normais de hidratação, e cada um bebeu um litro de cada bebida pesquisa. Através da vazão de urina, os cientistas analisaram quanto fluido o corpo conseguiu reter.
Eles descobriram que, apesar de ser a bebida que sacia a sede mais rápido, a água não é a que mais hidrata. A campeã do ranking foi o leite desnatado, seguido por Soluções de Reidratação Oral, líquidos formulados justamente para repor fluidos e eletrólitos (como o soro).
Segundo a Revista Galileu, a hipótese dos cientistas para explicar porque o leite se saiu tão bem no ranking é que ele contém proteína, açúcares e gorduras, o que desacelera o esvaziamento do estômago e mantém a bebida mais tempo no organismo. O leite também contém sódio, substância que ajuda a reter mais água no corpo.
Ranking: da melhor a pior bebida para se hidratar:
- Leite desnatado;
- Soluções de Reidratação Oral;
- Leite integral;
- Suco de laranja;
- Água de torneira;
- Água com gás;
- Refrigerante de cola;
- Refrigerante de cola diet;
- Bebida esportiva;
- Cerveja lager;
- Café quente;
- Chá quente;
- Chá frio.