Nesta quinta-feira (23/01), o Brasil foi aclamado pela Academia ao selecionar o filme “Ainda Estou Aqui” para ser um dos concorrentes ao Oscar 2025. Esse é um marco inédito na história do cinema nacional, pois o filme protagonizado por Fernanda Torres, foi indicado à categoria de ‘Melhor Filme’, um dos cinco principais prêmios da noite.
Essa é a primeira vez que uma produção 100% brasileira disputa a categoria. A primeira vez que um longa-metragem brasileiro conseguiu esse feito, foi através de uma co-produção Brasil-EUA, “O Beijo da Mulher Aranha”, em 1986, que também concorreu ao prêmio de Melhor Filme. Dirigido por Hector Babenco, o elenco foi composto por atores internacionais, tendo como destaque William Hurt (vencedor do Oscar de Melhor Ator) e Raul Julia. Por causa disso, o filme foi mais considerado americano do que brasileiro, principalmente pela língua que foi falada em inglês, impedindo a produção de ser indicada como filme estrangeiro.
Todos os feitos de Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar 2025
Além de concorrer na categoria de Melhor Filme, o drama nacional também estará na disputa das estatuetas de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres. A disputa não será fácil, pois “Ainda Estou Aqui” concorre com “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.
A 97ª cerimônia do Oscar vai acontecer no dia 2 de março, Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia, nos EUA. Assim como o Globo de Ouro, também será transmitida peça TNT (TV fechada) e na plataforma de streaming Max.