Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Além de perder peso, veja outro benefício importante do Ozempic

Por Pedro Silvini
17/10/2025
Em Geral
0
Ozempic

(Reprodução)

Usado inicialmente no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, o medicamento Ozempic, cuja substância ativa é a semaglutida, tem demonstrado benefícios que vão além da perda de peso. Um novo estudo publicado na revista científica Nature Medicine revelou que a molécula pode combater a gordura no fígado associada à inflamação e à disfunção metabólica, condição conhecida como esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH).

A pesquisa, que envolveu centros acadêmicos de diversos países — entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e China —, mostrou que a semaglutida não apenas melhora a função hepática, mas também atua diretamente sobre os mecanismos que causam inflamação e fibrose, os dois principais fatores de progressão da doença. Os resultados reforçam que os efeitos benéficos do medicamento não se limitam à redução de peso.

Os resultados fazem parte do ensaio clínico ESSENCE, liderado por pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU) e do King’s College London, e publicados também no New England Journal of Medicine. O estudo acompanhou 800 pacientes com MASH e diferentes graus de fibrose hepática (sem cirrose), sendo 534 tratados com semaglutida e 266 com placebo.

Entre os participantes que receberam o medicamento, 63% apresentaram redução da inflamação do fígado sem agravamento das cicatrizes, contra 34% do grupo placebo. Além disso, 37% tiveram melhora na fibrose, e cerca de um terço mostrou avanço simultâneo na redução da inflamação e da cicatrização.

Do tratamento da obesidade à saúde do fígado

A semaglutida é um agonista do receptor de GLP-1, uma classe de medicamentos que imita um hormônio natural produzido no intestino e ajuda a controlar o apetite, a glicose e o metabolismo. Além do Ozempic, ela está presente em outros medicamentos da farmacêutica Novo Nordisk, como Wegovy (para obesidade) e Rybelsus (versão oral).

Segundo Arun Sanyal, diretor do Instituto Stravitz-Sanyal de Doenças Hepáticas e Saúde Metabólica da VCU e um dos autores do estudo, o impacto da semaglutida vai além do controle do peso:

“Os resultados deste estudo global mostram evidências sólidas de que a semaglutida pode ajudar pacientes com MASH ao melhorar a saúde do fígado e também os fatores metabólicos que contribuem para a doença.”

A MASH é uma das doenças hepáticas mais comuns no mundo, afetando cerca de 30% da população global. O acúmulo de gordura no fígado pode causar inflamação e cicatrizes, levando, com o tempo, à cirrose, insuficiência hepática ou até câncer de fígado. Estima-se que 15 milhões de adultos nos Estados Unidos convivam com a condição.

Avanço regulatório e próximos passos

Em agosto, a FDA (agência reguladora dos EUA) aprovou o uso da semaglutida, na formulação Wegovy, para o tratamento da MASH em adultos com fibrose moderada a avançada, sem cirrose. Pesquisadores agora buscam entender os efeitos de longo prazo e o potencial do fármaco em reverter danos hepáticos.

Os achados abrem caminho para que a semaglutida se torne uma das principais opções terapêuticas para doenças metabólicas complexas, incluindo obesidade, diabetes e gordura no fígado — ampliando seu papel como um dos medicamentos mais promissores da atualidade.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Chuva intensa

10 dias consecutivos de chuva: Brasil será atacado por fenômeno histórico

Confira!

Churrasqueiro estão jogando folhas de louro nas carnes; entenda o motivo

17/10/2025
Escova Elétrica

Qual é o horário correto para escovar os dentes pela manhã, segundo dentistas

17/10/2025
Cemitério

Luto: falece um dos maiores nomes do rock mundial, aos 74 anos

17/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix