A tecnologia V2X (vehicle-to-everything) propõe semáforos interligados a veículos autônomos, transformando o trânsito nas cidades. Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte sugerem acrescentar uma quarta luz, a branca, nos semáforos para indicar a presença de veículos autônomos em cruzamentos.
A ideia principal é que, ao atingir um número adequado de veículos autônomos em um cruzamento, a luz branca seja ativada. Isso informaria aos motoristas que a travessia está sendo gerenciada por tecnologia autônoma. Esse conceito é sustentado pela tecnologia V2X, já implementada em veículos de algumas montadoras, como a Volkswagen.
A pesquisa demonstra que, em simulações, a presença de veículos autônomos conectados (CAVs) pode reduzir o tempo de espera em semáforos em cerca de 3%. No entanto, é importante lembrar que a luz branca só operaria quando a proporção de veículos autônomos for significativa. Caso contrário, o semáforo continua com o ciclo tradicional vermelho-amarelo-verde.
Desafios
O desafio principal para essa implementação é a necessidade de uma quantidade elevada de veículos autônomos em circulação para que a solução funcione eficazmente. Atualmente, cidades tecnológicas como as da Califórnia e algumas regiões da China já fazem uso mais extensivo da tecnologia, sugerindo que essa realidade pode se concretizar mais rapidamente do que o esperado.
Apesar das promessas, as simulações de otimização do trânsito, como as realizadas na Carolina do Norte, ainda estão em fase experimental. O avanço dos testes com a tecnologia V2X em locais como os Estados Unidos, onde sistemas semelhantes já estão em teste, pode incentivar avanços mais significativos e rápidos.
A integração de semáforos com veículos inteligentes representa um progresso rumo à mobilidade sustentável. As simulações atuais sugerem uma economia significativa de tempo e combustível.