O que tem no centro da Terra? Se você se lembra das aulas de geografia da escola, provavelmente pensou algo na linha “lava, fogo e pedras derretidas”, não é mesmo? Mas talvez não seja apenas isso… Duas equipes de cientistas no Brasil e em Botsuana fizeram algumas descobertas sobre o interior do nosso planetinha azul que alimentaram as especulações de que pode existir um “oceano escondido” quilômetros abaixo dos nossos pés.
Lá em 2009, aqui no Brasil, a equipe do Dr. Graham Pearson, Diretor de Pesquisa de Exploração de Diamantes da Universidade de Alberta, encontrou o mineral ringwoodita, que é um mineral hidratado*, em um pedra recuperada debaixo da superfície da Terra, entre 410 e 660 km de profundidade.
*Mineral que tem água na sua estrutura cristalina.
Em 2022, um outro estudo, dessa vez em Botsuana, identificou novamente esse mineral em pedras recuperadas de abaixo da superfície.
Um oceano no centro da Terra, mas não do jeito de você imagina
Mas como um mineral hidratado poderia estar em rochas do manto terrestre? A teoria dos cientistas é que existe água presa em rochas quilômetros abaixo da nossa superfície. Segundo o físico mineral Tingting Gu, do Gemological Institute of America, em Nova York, que fez a descoberta em Botsuana, esse “oceano interno” pode ser a fonte de um ciclo de água profundo crucial para o funcionamento do nosso planetinha.
De acordo com o IGN, os estudos dos geólogos apontam que, entre 410 e 660 km de profundidade, existe um volume de água equivalente a um ou mais oceanos de superfície, mas ela não está “solta”, e sim aprisionada em minerais hidratados, como a ringwoodita, que consegue armazenar água em formas de íons mesmo em ambientes de alta pressão – como é o canto do “centro” da Terra.