Muitos nutricionistas defendem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, então vale pensar bem no que você vai consumir nessa primeira refeição do seu dia. Uma opção que você deve fugir, pelo menos de acordo com a nutricionista Nichola Ludlam-Raine, são pastas de chocolate.
No Brasil, a maioria das pessoas come essas pastas, como a Nutella, como sobremesa, mas, nos Estados Unidos e no Reino Unido, é muito comum colocar elas em torradas ou pães no café da manhã (sim, tem brasileiros que adotaram o hábito, mas ele não é cultural por aqui).
Ao The Sun, a nutricionista Nichola Ludlam-Raine explicou que essas opções são muito ricas em carboidratos, mas faltam outros nutrientes essenciais, como fibras e proteínas, já que essas pastas são “essencialmente açúcar e gordura”. Ela também critica opções tradicionais do café da manhã britânico, como cereais processados ou salsichas por serem ricas em açúcar e gordura, respectivamente.
Nutricionista sugere opções mais vantajosas para o café da manhã
Ao invés do pão branco, a nutricionista recomenda massas como pão integral ou pão de massa fermentada, mais ricas em fibras e proteínas e com menores índices de açúcar. Para incrementar a refeição, ao invés das pastas de chocolate, ela sugere manteiga de nozes, proteínas saudáveis ou geleias com um teor menor de açúcar.
Incorporar frutas e sementes ao café da manhã também é essencial para obter uma alimentação equilibrada. “Um ótimo truque é manter um ‘pote de diversidade’ de sementes mistas à mão – eu sempre sugiro isso aos meus pacientes – para polvilhar torradas, iogurte, mingau e muito mais”, comentou a especialista com o The Sun.