Depois de cinco horas de sono, seu amigo acordou se sentindo ótimo, mas você tem a impressão que foi mastigado pela vida e cuspido? Você sabia que pode ter uma explicação científica para essa diferença? Cientistas chineses descobriram uma mutação genética que explica por que algumas pessoas não precisam dormir tanto para se sentirem bem.
Publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo identificou um gene específico – o hSIK3-N783Y -, analisando o DNA de um voluntário que dormia menos de quatro horas por noite. Os cientistas introduziram esse gene em camundongos e descobriram que os ratinhos “mutantes” dormiam meia hora a menos do que seus colegas.
Como explica matéria da Superinteressante, outros genes já foram associados a uma necessidade menor de dormir, como os genes DEC2, ADRB1, NPSR1, e oGRM. O estudo genético por trás dos padrões de sono pode contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficientes para quem sofre com distúrbios do sono.
Quantas horas eu preciso dormir por dia?
Todo mundo provavelmente já ouviu que a resposta é oito. Mas, na verdade, ela pode variar bastante, dependendo da fase e do estilo de vida. No geral, o consenso entre pesquisadores é a maioria dos seres humanos precisa dormir entre sete e nove horas por dia para funcionar.
“A privação de sono pode causar muito estresse e problemas sérios de saúde física e mental. A longo prazo, a falta de sono crônica pode aumentar o risco de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, diabetes, derrame, obesidade e depressão”, destaca a Superintessante.