O pão é um alimento bastante consumido pelos brasileiros e em outros lugares do mundo, tanto que um especialista em nutrição da Universidade de Harvard esteve focado nesse alimento, para se aprofundar em saber quais são os efeitos do consumo para a nossa saúde. Segundo Frank Hu, professor de medicina e epidemiologista, consumir pão branco no café da manhã pode gerar inflamações no corpo, o que resultaria em doenças mais graves no futuro.
Essa inflamação é uma resposta natural do sistema imunológico para combater infecções e lesões, mas quando o corpo precisa combater o tempo todo essas ações, pode fazer com que se desenvolva condições como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e distúrbios neurodegenerativos. Embora o estudo aponte o pão como “vilão”, é importante entender as nuances e o contexto sobre a problemática do consumo.
Entenda como o pão pode prejudicar a saúde
Com o pão branco é feito de farinha refinada, isso significa que o grão de trigo passa por um processo onde a casca e o farelo (partes ricas em fibras, vitaminas e minerais) são removidos. Resta apenas o endosperma amiláceo, que tem baixo valor nutricional.
O que pode ser considerado um composto prejudicial para a saúde é ter amido refinado, fazendo com que o pão branco seja rapidamente transformado em açúcar no corpo, elevando rapidamente os níveis de glicose no sangue. Isso pode levar a picos de insulina, contribuindo para o ganho de peso (especialmente em pessoas com sobrepeso), o risco de diabetes tipo 2 e doenças crônicas. É como tomar glicose, segundo alguns especialistas.




