Na busca pelo ganho de massa muscular, muitas pessoas aderem aos suplementos, como o Whey protein e a creatina em busca daquela dose extra de proteína, mas será que você realmente precisa deles? Com uma alimentação equilibrada, você consegue obter a quantidade necessária de proteínas para ajudar seu corpo no ganho de massa. E um ótimo aliado nesse processo é o ovo.
Um ovo tem cerca de seis gramas de proteína. Apesar de ser abaixo do que um scoop de Whey contém, por exemplo (cerca de 25g), o ovo traz diversos outros benefícios para a sua saúde. Além de proteína, o alimento conta com ferro, zinco, vitaminas A, B2, B5, B12, D e E e compostos bioativos e antioxidantes.
E quase tão bom quanto o que ele tem é o que ele não tem. Em média, um ovo tem menos de 1 g de carboidrato, o que explica sua eficiência entre os adeptos do mundinho fitness.
Mas cuidado com os exageros: “as recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independentemente da prática de exercícios”, explicou a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, ao Terra.
Até mesmo o excesso de proteína pode prejudicar o seu organismo, já que os rins podem sofrer com uma sobrecarga, levando à formação de cálculos renais.
Por que proteína ajuda no ganho de massa muscular?
Segundo matéria da BBC, quando digerimos proteínas, elas são decompostas em aminoácidos, “blocos de construção” que o corpo pode usar para formar coisas como hemoglobina, enzimas, queratina do cabelo e da pele, e, obviamente, músculos.