O segundo semestre letivo chega com novidades saborosas para os alunos da rede pública estadual do Paraná. O Instituto Fundepar deu início à entrega de 70 toneladas de pães de queijo e 70 toneladas de palitos de queijo, que agora passam a compor os lanches servidos nos períodos de entrada e saída nas escolas. A ação faz parte do Programa Mais Merenda, que garante três refeições diárias por aluno.
A recepção por parte dos estudantes foi calorosa. “A aceitação foi maravilhosa, os alunos adoraram, agradeceram muito. Falaram que estava delicioso”, contou Gretchen Yamakawa, diretora-geral do Colégio Estadual Cívico-Militar Elias Abrahão, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em Curitiba, a empolgação se repetiu. “O pão de queijo é diferente da comida que eles têm sempre. Eles ficaram muito felizes de terem mais essa opção”, afirmou Patricia Andrade, diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão.
Variedade e regionalismo também estão no prato
Além dos novos lanches, o cardápio também foi enriquecido com pinhão, um alimento típico do Sul e altamente nutritivo, rico em fibras e minerais. Cerca de 200 quilos do produto foram distribuídos em escolas de regiões específicas, respeitando a sazonalidade e a produção local, com fornecimento da agricultura familiar.
A diretora-presidente da Fundepar, Eliane Teruel Carmona, destacou a importância da logística envolvida na ação:
“É um grande empenho técnico e logístico do Instituto Fundepar para viabilizar essa aquisição em larga escala. É uma satisfação enorme saber que os estudantes do Paraná podem contar com uma alimentação escolar de qualidade, que além de saudável, também busca ofertar variedade”.
Investimento de R$ 73 milhões garante refeições para 800 mil alunos
O Mais Merenda é um programa do Governo do Estado do Paraná que tem como objetivo reforçar a alimentação escolar e garantir a segurança alimentar dos estudantes. Com um investimento estimado em R$ 73 milhões em 2025, a iniciativa realiza cerca de 800 mil servimentos diários em todo o Estado.
As refeições são oferecidas em três momentos ao longo do turno escolar: lanche na entrada, refeição principal no recreio e novo lanche na saída. Os itens do cardápio incluem pães, frutas frescas, barras de frutas, leite em pó integral, milho para pipoca, água de coco, biscoitos e chás, entre outros alimentos nutritivos.
A ampliação e diversificação do cardápio reforçam o compromisso da gestão estadual com o desempenho escolar, bem-estar e saúde das crianças e adolescentes matriculados na rede pública.