Se você usa o Freevee, serviço de streaming gratuito da Amazon, nós temos uma notícia ruim para você. A Amazon vai descontinuar o serviço até agosto e todo o conteúdo desse streaming gratuito vai para o Prime Video. Os objetivos da empresa por trás da medida são fortalecer o seu principal sistema de streaming e oferecer uma experiência de visualização simplificada para consumidores.
“O Prime Video é o novo lar exclusivo para os programas, filmes e TV ao vivo do Freevee”, declarou a empresa em comunicado oficial.
Vale destacar que o Freevee estava disponível apenas lá nos Estados Unidos. O streaming já vinha sendo deixado de lado pela Amazon desde 2023, quando a empresa reduziu o investimento em produções originais e começou a redirecionar funcionários.
A Amazon tinha lançado o Freevee em 2019 sob a marca IMDb, site de filmes e série adquirido pela empresa de Jeff Bezos em 1998. O nome original do streaming era IMDb TV. Apesar de gratuito, o streaming contava com anúncios. Outras plataformas do tipo, como a Tubi e a PlutoTV, tem ganhado bastante popularidade entre os consumidores estadunidenses.
Amazon colocou anúncios no Prime Video em 2024
A ideia de encerrar o Freevee vem depois que a Amazon decidiu introduzir anúncios no Prime Video em janeiro do ano passado. Apesar das críticas que a decisão recebeu, a receita com publicidade da empresa cresceu 17% e a de assinaturas, 9%.
Como destaca a Exame, a existência do Freevee acabava criando uma competição interna com o Prime Video. Além disso, poucos programas do streaming gratuito tinham conseguido destaque no mercado, com a comédia “Na Mira do Júri” (2023), indicada ao Emmy, sendo uma rara exceção.