O técnico Carlo Ancelotti foi oficialmente apresentado nesta segunda-feira (26) como novo comandante da Seleção Brasileira. Em cerimônia realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o italiano revelou sua primeira lista de convocados para os compromissos contra o Equador, no dia 5 de junho, em Guayaquil, e contra o Paraguai, em São Paulo, no dia 10.
O evento contou com a presença de Luiz Felipe Scolari, campeão do mundo em 2002, que entregou simbolicamente o agasalho da Seleção a Ancelotti. “É um grande orgulho comandar a Seleção, que é a melhor do mundo. Tenho um grande trabalho pela frente para levar o Brasil de volta ao topo”, afirmou o novo treinador.
O Brasil ocupa atualmente a quarta colocação nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, com 21 pontos. A Argentina lidera com 31, seguida por Equador (23) e Uruguai (também com 21, mas com saldo de gols superior). Os dois próximos jogos são decisivos para consolidar a vaga no Mundial.
Flamengo domina lista; Neymar fica de fora
Dos 26 convocados, cinco atuam no Flamengo: Danilo, Léo Ortiz, Alex Sandro, Wesley e Gerson. Outros dois jogadores do futebol brasileiro foram chamados — Estêvão, do Palmeiras, e Hugo Souza, do Corinthians. Neymar não foi convocado.
A lista marcou o retorno de Casemiro, ausente desde março de 2024, e Richarlison, recuperado de lesão. Vinicius Júnior, em excelente fase no Real Madrid, também está entre os selecionados. Já entre as novidades estão Andrey Santos (Strasbourg), Alexsandro Ribeiro (Lille) e Hugo Souza (Corinthians), que ganham suas primeiras oportunidades com a amarelinha.
Em comparação com a última convocação feita por Dorival Júnior, 15 nomes foram mantidos. Outros 10 atletas são novidades neste início de ciclo com Ancelotti.
Confira a convocação completa
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Al Nassr)
- Hugo Souza (Corinthians)
Laterais
- Alex Sandro (Flamengo)
- Carlos Augusto (Inter de Milão)
- Vanderson (Monaco)
- Wesley (Flamengo)
Zagueiros
- Alexsandro (Lille)
- Beraldo (PSG)
- Marquinhos (PSG)
- Leo Ortiz (Flamengo)
- Danilo (Flamengo)
Meio-campistas
- Andreas Pereira (Fulham)
- Andrey Santos (Strasbourg)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Casemiro (Manchester United)
- Ederson (Atalanta)
- Gerson (Flamengo)
Atacantes
- Antony (Betis)
- Estêvão (Palmeiras)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Matheus Cunha (Wolverhampton)
- Raphinha (Barcelona)
- Richarlison (Tottenham)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)